Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Arte é autista

Faço parte de diversos grupos de militância Facebook afora (não só de grupos de discussões). Em um deles, encontrei este lindo vídeo do Cristiano Camargo: http://www.youtube.com/watch?v=_dbqGgciIss&feature=youtu.be. BAM! Um tiro certeiro. Cristiano acertou em cheio o que nós somos. O que nós, portadores de Síndrome de Asperger, somos, e o que nós, artistas (sou escritor, poeta, enxadrista e músico, além de Asperger) somos. Nós todos, autistas e artistas, trafegamos entre mundos e dimensões paralelas que pessoas comuns - auto-intituladas normais e rotuladas pela Medicina como "neurotípicas" (seja lá o que isso signifique) - não conseguem sequer imaginar, quanto mais compreender. Imagine então transitar como nós todos transitamos, autistas e artistas. Pessoas normais normalmente não transitam entre os mundos por não conseguirem compreendê-los e, quando finalmente já na terceira idade conseguem compreendê-los, ou o compreendem tarde demais para viajar junto aos artistas e autistas, ou simplesmente a compreensão fica tão rasa, fora de profundidade, que a única coisa que lhes resta é chamar-nos de "burros" e dizer que não compreendemos direito as coisas. A questão não é que não compreendemos, nós compreendemos tão perfeita e profundamente que conseguimos quebrar as regrinhas impostas pela sociedade neurotípica auto-intitulada normal de modo que realizamos com frequência essa viagem transitória entre diferentes mundos e dimensões. Burro? Como diria um garotinho autista de 11 anos do qual me orgulho de ser pai: "O burro tá no pasto." E como diria uma certa psicóloga com a qual me casei: "Quando você chama uma pessoa de burro ou de retardado, na realidade está auto-afirmando que o burro e retardado é você, uma vez que você sente sua inteligência tão inferior à do outro que não vê outra saída para elevá-la a não ser esta, denegrir a inteligência do outro. Pessoas verdadeiramente inteligentes provam que são inteligentes desfazendo qualquer nó górdio ou equívoco que tenham pego no outro com argumentos e portanto não precisam de um artifício tão baixo, denegrir o outro, ou caçoar dele." Então se você tem preferência por viver chamando os outros de "burro" ou qualquer termo altamente pejorativo, sugiro que faça uma análise profunda em seu ser. Será que é no outro que falta inteligência? Não seria em você? Ah, sim, já ia me esquecendo: Antes de querer responder a esta postagem minha, tenha a gentileza de primeiro clicar na seção "Ver meu perfil completo", meu nome - completo - está lá. Quem sabe você já não tenha me ofendido de algo do gênero sem saber que edito este e outros blogs? E um recadinho final, este de minha autoria: Se vier agredir verbalmente, debochar, caçoar, enfim, denegrir meu intelecto ou minha imagem, peço por favor que esqueça em casa sua intençãozinha estúpida de adotar um nickezinho infantilóide ridículo típico de um pré-adolescente que sequer punheta sabe bater, ok? Se é pra ofender, humilhar e etc, prefiro que seja feito homem mesmo, obrigado! Me orgulho de ser autista Asperger, epilético e artista ao mesmo tempo, pois ao menos em mim sei que a visão não é tão rasa a ponto de não compreender a existência de vários mundos; me orgulho de viajar entre todos esses mundos. Me orgulho da Arte proporcionar àqueles que a praticam o mesmo que o autismo proporciona àqueles que o portam, a clara visão de vários mundos, várias dimensões, tudo em pararelo. Postagem carinhosamente dedicada a todos os autistas, artistas ou não, e a todos os artistas, autistas ou não. A Arte é autista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário